Sul e Norte de Portugal - Setembro 2016

Nas férias de Setembro, tínhamos duas semanas, então resolvemos fazer a primeira semana no Sul e a segunda no Norte de Portugal.

Saímos de Leiria em direção ao Alentejo, queríamos pela primeira vez experimentar fazer praia numa praia fluvial e fomos em direção á Mina de São Domingos, local com área de serviço para autocaravanas e onde somos bem vindos.

O tempo estava quente, assim como a água da lagoa.






Como estava muito calor, ficámos 2 dias e resolvemos ir até á Praia da Alagoa na AlturaAlgarve, a nossa praia de eleição antes de termos autocaravana, mas a falta de estacionamento para autocaravanas e o forte vento, fez com que voltássemos para a Mina de São Domingos, e aí permanecemos o resto da semana.

Voltamos a Leiria na sexta ao fim da tarde, dormimos em casa, e no domingo, logo cedo, fomos em direção ao Norte de Portugal.

Primeira paragem, visitar o Piodão e Foz de Égua, lugares mesmo encantadores, deixamos a autocaravana no parque de estacionamento, no Piodão e fomos descobrir a zona percorrendo os percursos pedestres, fizemos mais ou menos 7 kms, +-4h, do Piodão á Foz de Égua, e voltar ao Piodão, é cansativo, mas vale a pena, a paisagem é lindíssima. Não aconselho a fazer é com muito calor e levar lanche e bastante água.







Para refrescar. 












Momento de descanso, a meio caminho. 



Almoçamos e fomos em direção ao Barril de Alva, tem uma excelente área de serviço(40º17'10.21 N - 7º57'42.50 O), o lugar é muito bonito e calmo, e foi onde pernoitamos.




No dia seguinte, pela manhã fomos em direção ao Peso da Régua, e á sua área de serviço(41º09'21.28 N - 7º46'49.97 O), que estava cheia, mas tem um parque em terra batida e já estavam lá mais companheiros e aproveitamos e ficamos lá também.

Tínhamos programado ir subir o Douro de barco e depois descer de comboio, mas pelo que nos disse um vendedor de bilhetes, já não o fazem, só vão e voltam de barco, como era o que queríamos, resolvemos não ir.

A caminho do Peso da Régua
                                      



Quando chegámos, a área de serviço estava cheia, ficámos junto a mais 5 autocaravanas. 

Ao fim da tarde, já estavam estas todas.






Acordámos cedo para podermos fazer a manutenção das águas, sem ter de estar muito tempo á espera, manutenção feita, rumámos mais a norte, para irmos ver a Cascata de Figas de Ermelo, optámos por estacionar num largo no pinhal(41º22'57.78 N - 7º51'33.66 O), no alto da montanha, achei que fosse mais fácil, para termos acesso á cascata, e realmente é, porque no parque ao fundo da montanha é mais longe.

É um local lindíssimo e digno de respeito, tem um miradouro com vista para o monte da Sra da Graça e outro para podermos ver a cascata, encontramos um enorme rebanho de cabras e ovelhas e não vimos ninguém, só elas e o cão, que esperou que elas passassem todas para ir a trás delas, impressionante. 
A Vista pelo caminho.


Entrada no Parque Natural do Alvão




Cascata Figas do Ermelo. 

Vista para o monte da Sra da Graça






Enquanto víamos as vistas, alguém aproveitou para tirar uma soneca. :)

Passeio feito, voltámos á estrada e em direção a Guimarães, onde tinha programado pernoitar, chegamos já de noite, mas não aconselho passarem a noite no parque atrás do castelo, porque além de ao entrar no parque as autocaravanas mais compridas roçarem, o parque é mal frequentado, pelo menos na noite que lá passamos, estávamos 4 autocaravanas e a ultima mais perto do castelo acabou mesmo por se ir embora porque andavam a fazer piões com os carros perto das autocaravanas, nós estávamos mais longe do castelo, estávamos mais protegidos, mas estivemos mesmo também para ir embora, mas eles acabaram por ir embora. Mas é local a evitar.



No dia seguinte de manhã, como já conhecíamos Guimarães, fomos em direção ao Lindoso(41º52'01.27 N - 8º11'54.79 O), mais uma terra linda do norte de Portugal.



Uma paisagem linda, infelizmente queimada.



Do Lindoso, fomos para o Soajo, que tem uma área de serviço(41º52'19.34 N - 8º15'48.93 O) grátis.
É um lugar igualmente belo.







Depois de mais um belo passeio, pernoitamos no Soajo, almoçámos, e da parte da tarde lá fomos em direção á Sra da Peneda(41º58'25.77 N - 8º13'23.44 O), mais uma vez com lindíssimas paisagens, animais á solta, lindo mesmo.





Os animais em liberdade, lindo de se ver.











Final da tarde e lá fomos, desta vez para Arcos de Valdevez, tem um parque de estacionamento(41º50'50.36 N - 8º24'54.04 O) grátis que toleram a pernoita, e foi onde ficámos.
Não é muito calmo, porque os pneus dos carros na calçada fazem algum barulho, mas para quem tiver cansado não é problema.


Demos um passeio pela cidade, jantámos e fomos descansar.

Dia seguinte logo pela manhã, fomos visitar Ponte de Lima, é uma cidade bonita, muito movimentada, ficamos no parque(41º46'04.54 N - 8º35'06.87 O), junto de vários companheiros, havia uma feira.









Visitámos a cidade, éramos para almoçar lá, mas os restaurantes estavam todos cheios, então partimos e almoçamos pelo caminho, no norte existem restaurantes onde se come muito bem e em conta.

Novo destino, Porto, fomos em direção a São Romão do Coronado(41º16'40.48 N - 8º32'58.81 O), tem uma excelente área de serviço, com 4 lugares, mas estavam lá bastantes autocaravanas, com todos os serviços grátis, incluindo electricidade, ficámos num dos 4 lugares marcados que por acaso estava vazio, e cada lugar tem uma tomada eléctrica, mas as tomadas estavam todas ocupadas e eram fios por todo o lado, ligámo-nos numa tripla que estava livre e enquanto fomos á gare saber os horários do comboio, desligaram-nos a ficha, estavam-se a picar na tomada que tínhamos direito e ainda por cima nos desligam. Acho que é um abuso terem 4 tomadas e estarem ligados mais de 10 autocaravanas, não me admira nada, que a próxima vez que lá formos já não tenha electricidade ou seja a pagar e até acho bem.

Pernoitámos nessa área, é um local calmo, e não se ouve os comboios, e logo pela manhã, lá fomos até á gare que fica muito perto, apanhar o comboio para o Porto, a viagem dura mais ou menos 30 minutos, mas leva-nos mesmo ao centro do Porto, nunca tínhamos ido visitar o centro do Porto, e adorámos é lindo.

Estação de S. Bento, lindíssima.





Almoçamos uma bela francesinha, numa esplanada á beira rio. 
















Depois da espectacular visita, que queremos repetir, voltámos á estação de S.Bento e apanhámos o comboio de volta a São Romão do Coronado, e á área de serviço, pernoitámos lá mais uma noite e no dia seguinte voltámos á estrada em direção a casa, em Leiria.















Sem comentários:

Enviar um comentário