Serra de Aire e Candeeiros - Julho 2017

Como somos de Leiria, resolvemos e desta vez em Panda 4x4, ir descobrir a Serra de Aire e Candeeiros, é lindíssima e vale bem a visita, tem muito que visitar e com paisagens lindíssimas.
Saímos em direcção a São Mamede para também irmos ver as condições da Área de Serviço para Autocaravanas, Tem AS grátis (39º37'20.88 N - 8º42'54.94 O), com estacionamentos não muito grandes.


Seguimos em direcção a Alcaria, pelo caminho com vistas lindíssimas, em Alcaria na N243, pode-se estacionar (39º34'08.11 N - 8º47'39.65 O) e fazer-se o percurso pedestre para ver a Fórnea e não só, mais info, aqui: http://www.icnf.pt/portal/turnatur/visit-ap/pn/pnsac/pr6pms-forn. Nós acabamos por não ir lá, porque nesta altura do ano a ribeira está seca e é bonito é na altura das chuvas, pois tem uma linda cascata.
Subimos a serra e fomos ver a Fórnea da parte de cima, tem bons acessos para Autocaravanas e estacionamento em Chão das Pias(39º33'15.55 N - 8º48'33.95 O) e é lindo.


Uma pintura que estava a ser pintada por um excelente artista, estava a ficar linda. temos de voltar para a ver concluída e visitar melhor a aldeia.










Depois de apreciar a linda paisagem da Fórnea e cheirar o cheirinho fantástico da serra, fomos em direcção a Serro Ventoso, sempre com paisagens de cortar a respiração, e parámos na Bezerra(39º32'58.11 N - 8º50'41.00 O), dá bem para estacionar em autocaravana, tem umas minas de carvão, existem pelo menos 3, serviram também para alimentar a Central Termoeléctrica de porto de Mós e as empresas cimenteiras da Maceira, nós só vimos 2 a Mina de S. Pedro e S.Paulo, são impressionantes e quem se quiser aventurar pode entrar e explorar, mas é sempre perigoso.





 Acesso para a Mina de S. Paulo, foi feito recentemente, e não há estacionamento, tem de se estacionar na borda da estrada, o que não aconselho em autocaravana, mas da Mina de S.Pedro também se tem acesso a esta mina, mas é mais longe.




Da Bezerra pode-se também fazer o percurso a pé ou de bicicleta, e era o Caminho de Ferro Mineiro do Lena, mais info aqui:http://www.freguesia-serroventoso.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=58:caminho-de-ferro-mineiro-do-lena&catid=39:patrimonio-historico&Itemid=67, nele foi construída uma Ecopista que começa perto do campo de futebol da Bezerra, mais info, aqui: http://www.ciclovia.pt/ciclovias/2centro/6leiria/rlena/rlpmos.php, há espaço para estacionar em autocaravana perto do campo de futebol, mas aconselho a deixarem a autocaravana ao pé da Mina de S. Pedro.
Não fizemos o caminho todo, demos a volta de carro pela Serra, mas um dia temos de o fazer. Aconselho se o fizerem noVerão, o façam mais ao final do dia, porque não tem sombras.














Nós subimos a serra pela Bezerra e descemos na Corredoura, mas não aconselho a o fazerem de autocaravana, só com um carro 4x4, mas dá para subir com a autocaravana até quase ao topo, os carros vão na boa, mas a estrada a certo ponto é em terra batida, como na foto, mas não é tanto a subir. Aqui na foto, já é a estrada a descer para a Corredoura.



Pode-se subir pela Bezerra na rua do Covão, que começa no Largo da Cisterna, perto da Mina de S. Pedro. Dá para se fazer o percurso no Google Earth, para se ter uma ideia de como é a estrada.
A paisagem no topo é lindíssima. Tem uma torre de vigia, com um vigilante, mas para lá chegar de autocaravana não dá, só mesmo de carro, é deixar onde virem que fica bem e seguirem a pé/bicicleta, pois vale a pena.












Descemos a serra em direcção a Porto de Mós e na altura que fomos decorria as Festas de S. Pedro e ainda fomos lá dar uma volta.
Existe uma Área de Serviço para autocaravanas em Porto de Mós, mas não sabia que existia e não fomos lá ver.

Seguimos em direcção a casa e passamos pela Batalha para ver as condições da Área de Serviço(39º39'41.01 N - 8º49'30.84 O), tem serviços grátis, incluindo uma tomada de electricidade na borne e estacionamentos. 





Boas Viagens.




Sem comentários:

Enviar um comentário