Luxemburgo, Holanda, Bélgica e França - Abril/Maio 2016

A nossa viagem com destino á Holanda em Abril, para podermos ver os campos das flores, mas como passámos por outros países aproveitamos para visitar também, principalmente as capitais.

Todas as informações de parques de estacionamento e áreas de serviço retirei do site: http://www.campingcar-infos.com e de relatos de outros companheiros.

Como temos residência na Suiça, partimos dia 22 de Abril de Yverdon-les-Bains, na sexta-feira ao fim da tarde, pernoitamos no parque de estacionamento do E Leclerc de Pontarlier, onde nos fomos abastecer de mantimentos antes de continuar viagem, direção ao Luxemburgo.

Chegámos ao final da tarde do dia 23 e ficámos num parque (49º34'39.02 N - 6º07'42.28 E) nos arredores da cidade do Luxemburgo, parque que tinha visto que pode se pernoitar lá, como ainda é longe do centro, só mesmo apanhando o autocarro 22, que passava, penso que, de meia em meia hora por lá, optámos por esperar que o transito acalmasse, jantámos e já tarde, mudámos para outro parque (49º36'58.23 N - 6º07'19.10 E), ao domingo grátis, perto do centro que também toleram a pernoita, como era de sábado para domingo, pensamos que o parque estivesse quase vazio, mas não, estava repleto ás 22h, porque é o parque que usam para estacionar para irem para os bares ali perto, tivemos de esperar por um lugar e aguentar o barulho até ás tantas, mas pronto ás vezes já se sabe como é, não se pode ter tudo.
No domingo 24 de Abril, acordámos na companhia de mais dois ou três companheiros estrangeiros e lá fomos visitar a cidade. Apanhámos alguma chuva e tivemos de fazer a visita mais a correr.
A cidade é bonita e limpa.
As auto-estradas no Luxemburgo são boas e grátis e os combustíveis mais baratos.

O parque onde pernoitámos.

Partimos no domingo ao fim da tarde em direção á Holanda, mas pernoitámos na Bélgica em Bastogne, ficámos num parque de estacionamento grátis(49º59'55.62 N - 5º42'53.87 E), na companhia de vários companheiros, local calmo e onde acordámos com neve.

Segunda, dia 25 de Abril, lá fomos em direção a Giethoorn na Holanda, apanhamos neve, sol e chuva pelo caminho.
Na Holanda não se paga autoestradas e o preço do combustível é mais ou menos como em Portugal.
Chegámos a Giethoorn ao final da tarde e ficámos numa excelente área de serviço, Camperplaats(52º43'41.99 N -6º04'35.13 E), por 18,50€ por dia(2 adultos e uma criança), todos os serviços. Mas existem mais duas áreas de serviço, uma estava fechada para obras e outra era mais pequena.

Terça, dia 26 de Abril, de manhã cedo, fomos visitar a linda Vila de Giethoorn e ainda bem que fomos cedo, porque já tinha-mos visitado praticamente a Vila quando começaram a chegar autocarros de turistas e também acabou por começar a chover.
Giethoorn é lindo e é considerado a Veneza da Holanda, na parte velha da vila, não há ruas e sim vias para uso de bicicletas, e todo o transporte é feito sobre a água dos vários canais da cidade.

Almoçamos ainda em Giethoorn, fizemos a manutenção das águas sujas, enchemos o depósito de água limpa e partimos depois de almoço em direção a Kornwerderzand, onde tínhamos visto que havia um parque de estacionamento onde poderíamos pernoitar antes de atravessar o grande dique, mas como estava muito mau tempo, tivemos de seguir viagem, atravessando o grande dique Afsluitdijk , é um dique gigante que liga o norte da Holanda do Norte com a província da Frísia, nos Países Baixos, fechando o IJsselmeer e separando-o do Mar de WaddenTem um comprimento de 32 km, uma largura de 90 m, e uma altura original de 7,25 m sobre o nível do mar.
Estava muito mau tempo, fazia imenso vento, mas é impressionante.

Seguimos em direção a Amsterdão e chegámos ao final da tarde á área de serviço(52º23'53.71 N - 4º54'06.21 E) nos arredores de Amsterdão, o valor foi de 21€ por dia, sem electricidade, o parque estava praticamente cheio, porque por coincidência, no dia seguinte, 27 de Abril é o dia do Rei e é o maior feriado na Holanda.

Quarta, dia 27 de Abril, lá fomos logo pela manhã, visitar a cidade de Amsterdão, perto da área tem o ferry para atravessar para a cidade e é grátis.
Dia 27 de Abril é dia do Rei/Rainha, é um feriado móvel que cai sempre no aniversário do monarca reinante. Os holandeses saem ás ruas vestidos de laranja para celebrar, e enfeitam as ruas também com a cor laranja. É o dia também que podem vender todo o tipo de material usado sem qualquer tipo de licença, e vimos as ruas cheias de velharias á venda.
Tínhamos  programado visitar alguns museus, mas foi impossível, visto ter filas enormes, visitámos apenas a cidade. E aproveitamos a roda gigante para vermos a cidade do alto.

Casa Museu Anne Frank

Mercado das flores

Zona Red light, no dia do Rei, por respeito as meninas não se expõem ás janelas, mas nas esquinas mais escondidas lá estavam elas na montra.

Para as senhoras ir á casa de banho é por um euro, os senhores tem urinóis espalhados pela cidade grátis. Mas á entrada da cidade encontramos WC grátis.

De volta á área de serviço, no final do dia, fizemos a manutenção das águas sujas e enchemos de água limpa e voltámos á estrada em direção ao considerado maior jardim de flores do Mundo, o Parque Keukenhof, ficamos num estacionamento(52º16'49.79 N - 4º32'20.25 E), onde deixam as autocaravanas pernoitar, perto do parque, junto dum canal e dos campos de flores, um local lindo e calmo, e com um cheirinho incrível a flores.

Quinta dia 28 de Abril, lá fomos logo pela manhã visitar o Parque Keukenhof, o preço foi de 40€, dois adultos e uma criança, é lindíssimo, vale bem a visita, está aberto de meados de Março a meados de Maio.
Pena o tempo não estar lá muito bom e volta e meia chovia.

No final da tarde regressamos á autocaravana e fomos descansar.

Sexta dia 29 de Abril, seguimos em direção a Gouda.
Ficamos na área de serviço(52º00'42.99 N - 4º42'57.88 E) em Gouda, o estacionamento tem parquímetros e é 8€ por dia, tem água e despejos grátis.
Por pouco não apanhámos o mercado do queijo que se realiza todas as quintas-feiras de manhã. A cidade é uma das mais famosas de todo o país, e é famosa principalmente pelo queijo, que leva o nome da própria cidade, e é um queijo muito bom.

Pernoitamos em Gouda.

Sábado dia 30 de Abril, logo pela manhã, depois de manutenção feita, fomos em direção a Kinderdijk, o parque de estacionamento para autocaravanas que tinha visto no site Info Campingcar, estava proibido a autocaravanas, mas tinha aberto muito perto uma área de serviço(51º51'37.52 N - 4º39'30.49 E) para autocaravanas nova com todos os serviços por 15€, wifi por 1.5€.

Os famosos moinhos de Kinderdijk, ainda são um pouco longe, mas nada que as bicicletas não resolvam, não fosse a Holanda um país com ciclovias excelentes.
Pegámos nas bicicletas e lá fomos visitar os moinhos e a vila, o tempo estava de chuva, mas fomos na mesma, pelo caminho tivemos um pequeno acidente e uma das bicicletas teve um furo, lá tivemos de voltar com ela á mão a maior parte do tempo.

Um parque com animais no centro da Vila

Nós na ida ás compras, mesmo com o pneu roto teve de puxar o carrinho com a nossa filha e as compras.

Voltamos á área de serviço e fomos descansar.

Domingo dia 1 de Maio, fizemos a manutenção das águas e voltamos á estrada, em direção a Kaatsheuvel, para nos irmos divertir no Parque Efteling, como queriamos entrar logo de manhã, pernoitamos num parque de estacionamento(51º41'07.51 N - 4º54'49.56 E) grátis com 3h de wifi incluido, duma pequena vila, Raamsdonk, a 15kms do parque, local muito calmo.

Segunda dia 2 de Maio, levantamos cedo e fizemos os 15kms até ao Parque Efteling, fomos dos primeiros a chegar e fomos encaminhados para os lugares das autocaravanas no parque de estacionamento, mesmo quase á entrada do parque.

É um parque excelente para crianças e também adultos, é um mundo dos contos de fadas, as crianças adoram, lindo mesmo, passa-se um dia excelente, o valor que pagámos foi 109.50€, 2 adultos e uma criança e 10€ pelo parque de estacionamento.

No final do dia e depois do parque fechar, voltamos á estrada e em direção a Bruxelas na Bélgica, porque queríamos chegar de noite para termos lugar de estacionamento, o parque de estacionamento(50º50'55.39 N - 4º27'36.06 E) fica nos arredores de Bruxelas e é o parque da estação de metro. A noite foi calma.

Terça dia 3 de Maio, lá fomos de manhã, em direção ao metro, compramos 2 bilhetes para 24h por 7.5€ cada, as crianças não pagam, como tinha acontecido o ataque terrorista á pouco tempo no metro, havia militares por todo o lado.
Apanhamos o metro até ao Parque do Cinquentenário, e começamos a visita pelo museu do automóvel, 18€, 2 adultos, crianças até aos 6 anos não pagam. Tem automóveis clássicos até aos anos 80/90, muito bem estimados, para quem gosta de automóveis, vale bem a visita.

Continuámos a visita a pé.

Os vestígios do atentado.

Percorremos praticamente toda a cidade a pé, e ao fim do dia voltámos ao estacionamento de metro.

Com o transito mais calmo, seguimos viagem até Waterloo, onde tem um parque de estacionamento(50º40'46.92 N - 4º24'22.03 E) no monumento que representa a batalha de Waterloo, que se pode pernoitar e muito sossegado.

Quarta dia 4 de Maio, acordamos cedo, como sempre, e fomos visitar a zona.

Batalha de Waterloo foi um confronto militar ocorrido a 18 de Junho de 1815 perto de Waterloo, na atual Bélgica (então parte integrante do Reino Unido dos Países Baixos). Um exército do Primeiro Império Francês, sob o comando do Imperador Napoleão (72 000 homens), foi derrotado pelos exércitos da Sétima Coligação que incluíam uma força britânica liderada pelo Duque de Wellington, e uma força prussiana comandada por Gebhard Leberecht von Blücher (118 000 homens). Este confronto marcou o fim dos Cem Dias e foi a última batalha de Napoleão; a sua derrota terminou com o seu governo como Imperador.

Foi nesta terra que se deu a batalha e onde milhares de pessoas perderam a vida.
Não chegámos a ir visitar o museu, porque abria tarde.

Continuámos viagem e entramos em França, como o nosso objectivo estava comprido, os restantes dias a caminho da Suiça, optámos por descansar e procurar lugares mais calmos.
Estávamos quase sem agua e depósitos cheios, e parámos numa Vila muito bonita, Revin, tem área de serviço para autocaravanas e parque de campismo(49º56'38.64 N - 4º37'53.77 E), optamos pelo parque de campismo, porque estávamos mais á vontade e por 10.80€/dia, compensa, tem todos os serviços incluídos, e banhos quentes e já podemos abrir janelas, toldos, fazer churrasco, etc... á vontade, que é nos parques de campismo, onde se deve fazer, mesmo em áreas de serviço próprias para autocaravanas, nós raramente abrimos toldo e colocamos mesa e cadeiras cá fora.

Com o tempo a melhorar, deu para relaxar, porque a maior parte dos dias choveu e fez frio.

Quinta dia 5 de Maio, continuámos viagem agora em direção a Mutigny, e ás vinhas dos famosos champanhes franceses.
Mutigny tem uma área de serviço(49º04'08.92 N - 4º01'37.29 E) com uma vista linda para as vinhas.

Sexta dia 6 de Maio, fomos em direção a Sainte-Marie-du-Lac-Nuisement, tem uma área de serviço(48º36'10.04 N - 4º44'57.73 E) junto a um lago lindíssimo, mas na altura com o calor a apertar estava cheia.

Tínhamos programado pernoitar aqui, mas como estava cheio, seguimos viagem.
Já quase a ficar tarde, tivemos de procurar um local para pernoitar e fomos encontrar numa pequenina vila Les Aynans, um excelente parque de campismo(47º37'17.81 N - 6º27'19.93 E), á beira de um rio, não é grande, é muito calmo e tem excelentes condições, por 11.50€/dia, dois adultos e uma criança, duches quentes, não tem é onde despejar as águas cinzentas, mas é excelente mesmo, éramos para ter ficado só uma noite e ficámos duas.

Domingo dia 8 de Maio, lá fomos em direção a Yverdon-Les-Bains, Suiça, almoçámos num parque de estacionamento(47º14'56.39 N - 6º20'48.24 E) na zona de Orsans, onde éramos para pernoitar na noite anterior, é uma zona bonita e tem uma cascata linda.

Final da tarde de domingo chegámos a Yverdon-Les-Bains, Suiça.

Para quem vier visitar a Suiça, Yverdon, é uma vila linda junto ao lago de Neuchatel, tem um parque de campismo(http://www.camping-yverdon.ch) mesmo junto ao lago, e tem um parque enorme lindo, onde se pode ir á água, fazer churrascos, piqueniques, etc...
Quem não quiser ir para o parque de campismo tem sempre lugar de estacionamento livre junto á gare, pago durante a semana.